Porque sentimos mais fome no frio?

27 Jun 2018

 

Simples, existem duas respostas para essa pergunta. Uma científica e outra comportamental, mas as duas se complementam.  Durante os dias mais frios, o corpo gasta mais energia para manter-se aquecido, precisando de uma quantidade maior de nutrientes. Mas como assim? O que os nutrientes têm a ver com a temperatura e a fome? Nós te explicamos, é muito fácil! O sistema de temperatura do corpo se dá pelo sistema digestivo, ele é o responsável por gerar calor e controlar a temperatura. Logo, quando estamos na época de frio, naturalmente, sentimos uma necessidade maior de ingerir alimentos, para que o corpo possa absorver os nutrientes necessários para ficarmos aquecidos, na temperatura adequada. Entendeu?

 

Resumindo, a conta é simples: sentimos mais fome, pois gastamos mais energia para nos manter quentinhos. E, consequentemente, precisamos repor as energias gastas. Como? Comendo! Mas também há uma explicação comportamental. Durante o inverno, temos hábitos que dão a impressão de termos mais apetite. Por exemplo, alguns espertinhos tentam fugir de atividades físicas, outros preferem estocar alimentos em casa para evitar o frio, e há aqueles que evitam esforços e o gasto de energia na estação mais fria do ano. Para ajudar, optamos por alimentos mais calóricos, pois têm um efeito térmico maior sobre o corpo quando digeridos. Nossa dica é: tome cuidado com as mudanças de hábito e alimentação, pois durante o inverno há a diminuição dos níveis de vitamina D e os níveis de colesterol também podem ser afetados indiretamente. Uma alimentação exagerada e menos saudável nunca é bom para o corpo, lembre-se disso.

 

Para não ganhar aqueles quilinhos a mais, você pode suprir as necessidades do corpo e matar a fome sempre escolhendo opções saudáveis, ingerindo alimentos com bastante nutrientes e assim mantendo um ótimo desempenho do organismo. Quer algumas dicas? Gengibre, pimenta vermelha, chá verde e outros alimentos que possuem um efeito térmico, são ótimas pedidas.  Opções quentes como sopas, chás, ensopados e caldos também são bem-vindos. Mas prefira sopas à base de vegetais e legumes, ou seja, é melhor evitar queijos, creme de leite ou outros alimentos que possam deixar o prato muito calórico. Você deve encontrar o meio termo, por isso evite excessos alimentares ou até mesmo longos períodos sem comer. Mantenha uma alimentação balanceada e beba bastante água para hidratar. E, para finalizar, nada de deixar a academia de lado, senão vamos puxar suas orelhas! Vista-se com roupas confortáveis para o frio e vem treinar com a gente.

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