Sabia que jogadores de futebol correm de 7 a 11 km por partida?

25 Jun 2018

 

É nesse clima de Copa do Mundo que aproveitamos para te passar algumas dicas para melhorar seu condicionamento físico e resistência nos exercícios de cardio, especialmente para você que quer ter mais resultados. Em primeiro lugar, Vai Brasil! Em segundo, você sabia que algumas mudanças no estilo de preparação física dentro do futebol foram muito influentes quando falamos em condicionamento físico? Muitas das estratégias adotadas por clubes de futebol foram passadas para dentro das academias e da vida daqueles que buscam melhorar tanto o desempenho quanto o físico. É claro que se você quer ter o mesmo desempenho de um atleta, deve dedicar muito do seu tempo para isso. Então, não vá saindo por aí achando que vai correr 12 km por dia e tudo vai ficar bem, respeite os limites do seu corpo, e trabalhe com ele gradativamente. Ficou interessado? Se prepare para nossas dicas.

 

Então vamos lá: você faz parte dos amantes da musculação? Se sim, ótimo! Se não, acho melhor começar a pensar nisso. Pois é, por mais que muitos vejam a musculação e o aeróbico como inimigos um do outro, a história na verdade é bem diferente. Os dois quando combinados proporcionam um rendimento muito maior do corpo e, consequentemente, geram resultados mais rápidos e melhores. A musculação causa processos hiperventilatórios ao final do treino, o famoso EPOC, que solicita uma maior atividade dos sistemas ligados diretamente ao condicionamento aeróbico. Como benefícios da musculação também há o relaxamento dos vasos sanguíneos que facilita o transporte do oxigênio, melhorando o condicionamento físico.

 

 

Outra forma de melhorá-lo é sair da rotina, optando por atividades diferentes. O exercício aeróbico mesmo sendo um dos métodos que mais traz resultado, também é complexo na hora de ser melhorado, dependendo do seu nível. É exatamente por isso que devemos “enganar” nosso organismo e não deixá-lo se acostumar com uma rotina dos mesmos movimentos. Alternar atividades, a intensidade e o volume do treino são táticas muito usadas para confundir o metabolismo. Quer saber como? Alterne treinos de HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) com aeróbico contínuo, ou ande de bicicleta alternando entre terrenos planos e subidas. Outra forma muito eficiente para engrenar nesse ciclo de desafios são os treinos em ladeiras. Use e abuse desta dica. Poucos treinos em ladeiras são eficientes, mas quando se fala em melhorar seu condicionamento físico, existe uma fórmula infalível. Escolha uma ladeira e se prepare, já que você pode fazer isso de duas formas. Você pode correr pela extensão da ladeira inteira por várias vezes ou pode subir e descer correndo um trecho reduzido da ladeira, variando ou não a distância percorrida.

 

 

Mas não se engane! A melhora no condicionamento físico só é possível se houver uma boa frequência na prática de diferentes exercícios, mantendo um ciclo de desafios, para que seu corpo nunca se acomode. Outro ponto importante é a dieta. A prática de atividade física é melhorada se você segue uma dieta adequada e, com os exercícios de cardio, isso não é diferente. Uma boa dieta, adequada ao seu biotipo e ao tipo de atividade que você pratica vai melhorar sua capacidade. Dessa forma, a maneira mais eficaz de deixar suas reservas de energia em dia é treinar regularmente, seguindo as dicas que já falamos acima, e manter uma dieta equilibrada, sempre se atentando aos nutrientes dos alimentos consumidos. O resultado? Inúmeros, seja na saúde, humor, sono, relações pessoais e, até mesmo, em seu apetite.

 

Agora me conta uma coisa: por que é tão difícil ganhar condicionamento físico, e tão fácil perde-lo? Para desvendar esta questão, devemos entender nosso corpo, como se ele pensasse sozinho. Se levarmos um estilo de vida em que nosso corpo não é tão exigido ou desafiado, ele literalmente se acomoda, é como se ele pensasse “não estou sendo exigido, então não é necessária toda essa musculatura e toda essa aptidão cardiorrespiratória”. Logo, assim que ele passa a não ser tão exigido, automaticamente entra em um estado de condicionamento mínimo, suficiente apenas para as atividades cotidianas. Já ganhar condicionamento físico, estamos falando de um processo mais lento. O organismo é exigido de uma maneira em que não está acostumado, fazendo com que a quantidade de massa magra e o condicionamento cardiorrespiratório não sejam o suficiente para determinada atividade. Com isso, quando você exige mais do que seu corpo é “capaz”, isso o impulsiona a “construir” mais músculos e se tornar eficiente. Ou seja, nosso organismo se adapta de acordo com o que lhe é exigido.

 

Agora você entendeu porque os jogadores de futebol têm um ótimo condicionamento físico? O corpo está constantemente em movimento. Então, não importa qual seja o objetivo, inclua atividades físicas na rotina, principalmente exercícios que incentivem a melhora cardiorrespiratória e desafiem seu corpo para que não se acomode. Assim, seu condicionamento físico estará sempre em dia. Bora treinar?

 

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