Vamos treinar as pernas na mesa flexora?

29 May 2018

 

Dando continuidade às dicas de exercícios de perna, o aparelho escolhido desta vez foi a mesa flexora. Aos que não conhecem, estamos falando de um exercício guiado para os músculos dos membros inferiores que é bastante interessante quando é usado como complemento de outros exercícios, como o stiff. Mas, atenção! Se você quer bons resultados, este equipamento não deve ser utilizado como única opção de exercício para trabalhar suas pernas. Ou seja, ele serve para incorporar a séria e complementar o treino como um todo. Abaixo, separamos algumas dicas para você arrasar. Se liga:

 

Amplitude: O maior desafio de resistência da mesa flexora é quando o joelho atinge a amplitude de 90° de flexão. Se a amplitude não for suficiente para tingir esta angulação, você terá um trabalho muscular reduzido, fazendo com que o equipamento seja menos eficiente. Mas não desanime. Caso não consiga executar o movimento por completo, a dica é a redução de carga e, aos poucos, tentar melhorar a amplitude. Além de aumentar o trabalho muscular, teremos também uma melhora sensível dos níveis de flexibilidade.

 

Posicione os pés corretamente: Isso é muito importante para o desenvolvimento perfeito do exercício e também para evitar possíveis lesões. Então vamos lá! Posicione os pés de modo que o rolo da máquina fique encostado ligeiramente acima da articulação do tornozelo. Com estas instruções você terá um maior arco de movimento, aumento a intensidade do exercício.

 

Estabilize o quadril: Pode não parecer, mas quando você estiver na mesa flexora, outras articulações se movimentam também. Durante o movimento o quadril é projetado para trás, a coluna fica em hiperextensão e o tornozelo realiza uma leve dorsiflexão – quando a ponta do pé vai em direção a tíbia e a fíbula. Tudo isso quer dizer que você terá mais eficiência mecânica no movimento. Mas, como já é esperado, se seu quadril não estiver estabilizado e perder o contato com a mesa, isso pode gerar uma sobrecarga desnecessária na coluna lombar, além de diminuir a efetividade do exercício. Por isso, preste muita atenção nestes fatores quando estiver treinando.

 

Mantenha o alinhamento dos joelhos: Já reparou a semelhança entre seu joelho e uma dobradiça? Pois é, ambos realizam os movimentos de flexão e extensão. Para, mais uma vez, evitar qualquer tipo de comprometimento das pernas ou possíveis lesões, quando for utilizar a mesa flexora, alinhe seus joelhos para que eles não estejam em rotação. Como fazer isso da forma correta? Quando for utilizar o equipamento pela primeira vez, peça orientações ao educador físico que estiver presente na unidade. Nas próximas, basta verificar se seus joelhos estão na direção natural.

 

Gostou de mais esta dica para fortalecer as pernas? Então corre para academia e venha experimentar os benefícios da mesa flexora!

 

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