Sabia que o cafezinho nosso de cada dia melhora o desempenho esportivo?

1 May 2018

 

Uma das principais paixões dos brasileiros, principalmente na primeira refeição do dia, é o café. Mas você sabia que essa delícia também é um super aliado aos que desejam melhorar o desempenho nos treinos e até perder alguns quilinhos? Não contava com isso, né?

 

Conhecido como um estimulante natural do sistema nervoso central, o cafezinho nosso de cada dia tem como seu principal componente a cafeína, que além de aumentar o metabolismo é capaz de aumentar também os níveis de atenção e proporcionar uma melhora no humor. O efeito da cafeína varia muito de pessoa para pessoa e depende da quantidade ingerida, porém seu pico de ação varia de 30 a 60 minutos, mantendo um alto gasto do metabolismo por um período de 3 a 6 horas, após o término de um exercício, o que faz com que a pessoa queime mais calorias e perca peso.

 

O café sempre foi bastante utilizado para “despertar” as pessoas no mundo corporativo e, de uns tempos pra cá, tem sido o queridinho dos atletas. Portanto se você está iniciando suas atividades físicas agora, seja na academia ou qualquer outro lugar, como um parque, uma praça ou nas quadras, se jogue nessa onda e garanta energia natural para concluir os treinos com sucesso.

 

Confira alguns dos benefícios que o café proporciona:

- Reduz a percepção ao esforço e retarda a fadiga;

- Aumenta o estado de alerta;

- Em atividades de resistência e esportes intermitentes de longa duração (basquete, vôlei, futebol, etc.), mantém o atleta por mais tempo na prática esportiva;

- Não provoca desidratação;

- Estimula o sistema nervoso central;

- Ação mais eficiente quando ingerido na forma anidra do que em chás e café.

 

Mas vale lembrar que é preciso ficar atento na dosagem, pois segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a recomendação adequada de uso é de 400mg por dia, o equivalente a três xícaras. Já no caso da suplementação não devemos ultrapassar a dosagem de 420mg. Vai um cafezinho ai?

 

Fonte: Globo Esporte

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Últimas

Please reload

Mais do que o treino