O que é a dieta low carb?

29 Jan 2018

 

A dieta low carb é um regime alimentar para o emagrecimento rápido que reduz o consumo de carboidratos, optando por refeições leves, geralmente repletas de gorduras saturadas e proteínas. Ela funciona, principalmente, por dar uma sensação de saciedade prolongada. Troca o “combustível” do corpo - o carboidrato - pelas gorduras naturais, além de dar mais energia, sacia por muito mais tempo, auxiliando no emagrecimento.

 

Além disso, uma alimentação rica em gorduras naturais e baixa em carboidratos aumenta os níveis do HDL -  o colesterol bom - que ajuda na redução de doenças cardíacas. A dieta low carb também faz os níveis de insulina diminuírem, uma vez que os carboidratos se transformam em açúcar na corrente sanguínea, auxiliando na ativação do acúmulo de gordura corporal.

 

Mas o que deve ser evitado durante uma dieta low carb? Como os carboidratos estão presentes em praticamente todos os alimentos, não é possível cortá-los completamente da dieta. Mas é importante cortar  grãos, como pães, massas, bolos, biscoitos e pizzas. Açúcar, de qualquer tipo, e óleos refinados também são inimigos. Na lista dos alimentos que ainda podem ser consumidos, mas que devem ser evitados, estão: bebidas diets ou lights, comidas processadas e vegetais ricos em amido, como batata, batata doce, inhame e mandioca.

 

Entre os alimentos que compõem a dieta, estão carnes de todos os tipos, vegetais com menos carboidratos (folhas verdes, tomate, cebola, pimentão, etc), ovo, frutas - como coco, abacate e morango - queijos de qualquer tipo, nozes e sementes, gorduras naturais como manteiga, azeite de oliva e óleo de coco. Aqui no nosso blog você encontra algumas receitas low carb que podem te ajudar a dar o pontapé inicial na dieta - mas não se esqueça de consultar um nutricionista antes de mudar completamente seus hábitos alimentares, ok?

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Últimas

Please reload

Mais do que o treino