7 perguntas sobre câncer de mama

23 Oct 2017

 

 

1 - Autoexame substitui mamografia?

Nada dispensa a mamografia, que deve ser realizada regularmente, com orientação de ginecologista ou mastologista. O autoexame pode auxiliar na descoberta de nódulos que aparecem entre uma mamografia e outra, mas não age como substituto dela, que é o exame mais completo para diagnóstico do câncer de mama.

 

2 - Câncer de mama sempre aparece como caroço?
Existem duas formas principais de aparecimento do câncer de mama: nódulos ou caroços e a microcalcificação - formação de pequenos cristais de cálcio. A maioria dessas formações são benignas e não causam dores ou desconfortos, mas algumas podem evoluir para câncer de mama. Neste caso, apenas a mamografia consegue fazer o diagnóstico precoce.  

 

3 - Todo caroço na mama é um câncer?
Na verdade, boa parte dos nódulos que surgem nas mamas são benignos - eles são fibroadenomas ou proliferações das células da glândula mamária. De qualquer forma, qualquer mulher que identificar um caroço ou alteração nas mamas deve procurar um médico.

 

4 - Apenas mulheres com histórico familiar correm risco de ter a doença?
Não. De acordo com a Sociedade Norte-americana de Câncer, apenas de 5 a 10% dos casos da doença são hereditários, causados por uma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2. Na verdade, o principal fator de risco para desenvolver a doença é ser mulher, já que apenas 1% dos pacientes de câncer de mama são homens.

 

5 - Sutiã ou roupas apertadas podem causar câncer de mama?
A Associação Norte-americana de Pesquisa do Câncer divulgou, em 2014, um estudo que comprova que não há relação entre uso de sutiã e câncer de mama. A pesquisa acompanhou quase 500 mulheres durante quatro anos.

 

6 - Mulheres com silicone correm mais riscos?
Não há relação entre câncer de mama e próteses de silicone. Antes de colocar o implante, no entanto, é recomendável que seja feita uma mamografia. Nos casos de mamografias após o implante, é necessário avisar ao técnico antes do início do exame, para que ele ajuste a máquina.

 

7 - Mulheres com seios pequenos não têm câncer de mama?
As chances de desenvolver a doença não estão relacionadas ao tamanho do seio. Entre os fatores de risco estão o histórico familiar, a obesidade e o cultivo de maus hábitos, como o cigarro.

 

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Últimas

Please reload

Mais do que o treino