Pequenos Prazeres vs. Grandes Conquistas

14 Aug 2017

 

Todo ano é sempre a mesma coisa: aponta o verão e lá está ele de novo, o famoso “Projeto Verão”, né? Mas você já parou para pensar porque é tão difícil atingirmos as metas que estabelecemos? Até começamos bem animados, com tudo bem desenhado na cabeça, mas o tempo vai passando e a força de vontade vai ficando cada vez menor, até que abandonamos de vez o projeto e só sobra frustração.

 

A primeira coisa que você precisa entender é que, nós, seres humanos, nos motivamos por dois fatores: ou buscamos o prazer, ou estamos correndo da dor. Portanto, quando você se imagina no shape, isso dá a você um prazer gigante, isso que gera a motivação para começar.

 

Contudo, ao longo do caminho para se chegar na meta, novos prazeres vão surgindo pelo caminho, um brigadeiro, uma pizza até um brownie com sorvete e aquele prazer de ficar no shape vai ficando cada vez mais longe, até perder o sentido. Agora, a pergunta que não quer calar, isso já aconteceu com você?

 

 

Bem, para acabar com esse ciclo que impede você de conquistar suas metas é importante criarmos metas menores, que permitirão vitórias prazerosas, motivando você a cada nova conquista.

 

 

Para exemplificar vamos imaginar que você queira emagrecer para o verão. A primeira coisa que deve ser feita é sair do “quero emagrecer” para “vou emagrecer 10kg até o dia 15 de dezembro”. Perceba que agora você já sabe o quanto precisa perder e até quando isso deve ser feito. Ou seja, aquela imagem motivadora agora representa perder 10kg e tem um prazo para acontecer.

 

Agora o mais importante: quebrar essa meta em micro-metas, as quais você vai conseguindo semana a semana, mês a mês, conquistando vitórias periódicas e se mantendo motivado até conseguir perder todo peso que deseja. Assim, a ideia é saber que a cada semana você vai precisar perder 0,5kg e a cada mês você precisa perder 2,5kg e se algo sair errado, você sabe o quanto precisa correr para recuperar.

 

Por último, para facilitar a conquista da meta, é interessante criar metas acessórias, o que ajuda na motivação, por exemplo, marcar a perna ou trincar o abdomen. O importante aqui é, sempre estabelecer uma meta realística, possível, para não haver frustração.

 

Para você entender mais sobre como conquistar todos os resultados que deseja no seu Projeto Verão, baixe nosso ebook, é só clicar nesse link.

 

Jair Soares

Coach e Terapeuta

@emotionalcoach.club

 

Coach que desenvolveu a metodologia de reprocessamento generativo para cuidar de transtornos alimentares e aquisição de alta performance para atletas.

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