Doenças e Exercícios Físicos, Você Sabe a Relação entre Eles?

9 Aug 2017

 

Não é de hoje que se fala sobre a importância de praticar alguma atividade física pelo ao menos 30 minutos por dia.  Sabemos que existem modalidades diferentes para a prática, desde a musculação, corrida, pilates ao tão popular funcional.

 

Somos máquinas produzidas para realizar movimentos. Isso mesmo, é natural para o nosso corpo estar em movimento, levantar objetos pesados, subir escadas, saltar, correr, pular...

 

Porém, a cada dia, damos menos prioridade para essas tarefas. Desde descer um andar de elevador a usar uma escada, ou mesmo de preferir ir ao banco ao invés de dar aquela corridinha. É a partir daí que viramos estatística! 35% dos trabalhadores desenvolvem Doenças Relacionadas ao Trabalho (DORT), onde 25% desses têm de optar pelo exercício físico para tratar-se. Quanto à inatividade física, você sabia que ela representa 33% da carga de todas as doenças mundiais? Em outras palavras o sedentarismo possibilita o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e até mesmo cânceres (principalmente de mama e de colon).

 

Mesmo com tanta reafirmação da importância de praticar um exercício físico, a escolha ainda é de cada um. Porém, se a resposta for ter saúde, exercite-se antes que você precise reabilitá-la. A fisioterapia é bastante recomendada na reabilitação e também na prevenção, como as aulas de pilates ou mesmo, em parceria com profissionais de Educação Física, reorganizando parâmetros e limitando possíveis causas de disfunções que levam às dores.

É importante ressaltar que as dores musculares de um exercício bem realizado duram em média uma ou, no máximo, duas semanas. Já as doenças crônicas podem te acompanhar para o resto da vida.

 

Além da estética, praticar exercícios físicos é tradução de qualidade de vida e saúde. Que o objetivo de ter “gominhos” no abdômen para verão seja reflexo de uma busca contínua de saúde o ano inteiro.

 

Construa de hoje a saúde que deseja ter. Não espere para reabilitá-la.

 

Para você entender mais sobre como conquistar todos os resultados que deseja no seu Projeto Verão, baixe nosso ebook, é só clicar nesse link.

 

Priscila Lacerda

fisioterapeuta

@priscylacerda

 

Fisioterapeuta e Osteopata, cuida de pacientes e atletas que tenham como foco a alta performance

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Últimas

Please reload

Mais do que o treino