Alimentos Indispensáveis pra Chegar no Shape no Verão

7 Aug 2017

A busca pela melhora da aparência e saúde com a prática de exercício físico faz com que os adeptos desconsiderem a importância de uma alimentação saudável e adequada. Uma boa alimentação fará toda a diferença nos resultados, ela auxilia desde a melhora no preparo físico até a de perda de gordura, ganho de massa muscular e recuperação do corpo. Por isso, manter uma alimentação balanceada é essencial para alcançarmos os resultados pretendidos. Não devemos nos preocupar apenas com a alimentação horas antes do treino e após o treino, alimentar-se bem nos demais períodos do dia também é importante para alcançar os resultados esperados.

 

O consumo adequado de frutas, verduras, legumes, evitar alimentos industrializados ricos em açúcar e gordura, uma boa ingestão de água antes, durante e após o exercício, são essenciais para a saúde e melhora no desempenho físico. Para a realização dos exercícios precisamos de energia disponível e elas são provenientes da nossa alimentação.

 

 

O principal combustível energético do nosso corpo são os carboidratos, eles estão presentes nos cereais, leguminosas e raízes. O consumo dos carboidratos deve ser adequado para cada objetivo, seja ele perda de peso,  hipertrofia muscular e/ou manutenção da saúde, além disso o carboidrato deve ser de boa qualidade para evitar o acúmulo de gordura corporal e para haver uma liberação lenta dessa energia que será utilizada no exercício físico.

 

Quando há o consumo de alimentos de alto índice glicêmico (alimentos que aumentam o açúcar no sangue rapidamente) antes do treino, há uma liberação muito rápida de energia fazendo que com depois de alguns minutos de prática de atividade física o indivíduo tenha sonolência, enjoo e indisposição. O recomendado seria o consumo de alimentos de baixo/moderado índice glicêmico antes do treino para que a liberação de açúcar (energia) seja lenta e constante durante todo o treino. Após o treino essa energia deve ser reposta com alimentos fontes de carboidratos e devemos associar com fontes de proteínas (ovos, carnes, leite) para recuperação e síntese muscular.

 

Sendo assim, o exercício físico quando aliado a uma boa alimentação são os grandes responsáveis pela manutenção da saúde, perda de peso, ganho de massa muscular, prevenção de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, obesidade...), melhora de autoestima e desempenho físico, entre outros benefícios. Procurar ajuda profissional para adequar a bem a sua alimentação ao seu objetivo é imprescindível para bons resultados.

 

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Cris Gonçalves

Nutricionista

@crisgoncalvesnutri

 

Nutricionista com expertise em nutrição clínica, funcional e esportiva. Desenvolve trabalho específico para alavancar o resultado nos treinos dos seus clientes

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